O Psicólogo e a Elaboração de Documentos: Uma Relação Conflituosa

 em Uncategorized

A prática do(a) psicólogo(a) exige que em diversos momentos o(a) profissional se posicione por escrito, seja emitindo um Relatório ou um Laudo, ou mais comumente, uma Declaração. No entanto, as demandas de documentos podem jogar o profissional num verdadeiro “mar” de dúvidas…

Qual a diferença entre Laudo e Relatório? Posso utilizar o termo que eu achar melhor? É necessário colocar citações bibliográficas no Laudo? Ou como neste exemplo, “a mãe de uma criança que eu atendo me pediu para falar sobre a alienação parental que o menor vem sofrendo e colocar no documento que a guarda deve ficar com ela”. Como eu devo proceder? O pai pode ler esse documento? Como devo me referir a ele? Posso descrever os comportamentos inadequados dele em relação ao filho que a mãe me relatou?

Outras situações que parecem mais simples, podem ser igualmente fontes de dúvidas. Por ex., o plano de saúde do meu cliente solicitou um documento da minha parte a fim de garantir o reembolso das sessões. O que eu devo produzir? Uma Declaração, um Relatório, um Parecer? Tanto faz eu emitir o que eu julgar melhor?

Mesmo que este assunto possua Resoluções específicas do CFP, a confusão sobre a elaboração de documentos é gritante entre os profissionais, e muitas vezes, resulta em consequências éticas nos Conselhos Regionais. Dessa forma, capacitar-se para o correto manejo dos documentos é uma necessidade urgente da categoria!

Para fechar, apresento uma pergunta simples. Você saberia me dizer agora, qual é a diferença básica entre Declaração, Atestado, Laudo/Relatório e Parecer? Em que contexto cada um deve ser emitido? Que outros documentos além destes devemos produzir? Quais são as Resoluções que os norteiam? Se você ficou em dúvida, eu posso te ajudar! Venha aprender conosco no Curso: Elaboração de Documentos Técnicos em Psicologia. Aguardamos você!

Por Stélios Sant’Anna Sdoukos

Coordenador da Comissão Gestora da Subsede de Londrina do CRP-PR
Mestre em Análise do Comportamento – UEL

Docente dos Cursos de Psicologia – UniFil e FAP
Psicólogo (CRP-08/13140)

 

Recent Posts