Carreira Profissional: resultado do acaso ou escolha responsável?

 em Orientação Profissional, Orientação Vocacional

Bem vindos ao post nº1 do nosso Blog!!

Como estamos iniciando mais um meio de interação, informação e aprendizado, a minha proposta é que construamos isso juntos…. Vamos lá?

A ideia é que o desenvolvimento por aqui seja sempre colaborativo… que a gente possa contribuir em sua carreira profissional, assim como você possa contribuir para aprendermos e crescermos juntos… combinado?

Você já deve ter percebido que o assunto Carreira Profissional é o queridinho por aqui… então vamos começar ajudando a entender o porquê consideramos esse um assunto tão importante.

Em primeiro lugar, vamos entender o conceito de trabalho e de carreira… Muito antigamente o trabalho era visto como um castigo, como forma de subjugar as pessoas, até chegarmos ao extremo da escravidão, atravessarmos o conceito operacional de trabalho com a industrialização depois da 2ª Guerra Mundial, e chegarmos na era da tecnologia e da valorização do bem estar, onde o trabalho faz parte de nossa identidade e diz muito sobre nós mesmos e sobre nossas escolhas.

Para muitos, a carreira profissional pode ser vista como um simples resultado das circunstâncias da vida, do acaso, entendendo que o que faz, onde está e como se sente é consequência dos acontecimentos, da bondade de algumas pessoas (ou falta de), das oportunidades, da sorte, da falta de sorte, entre tantos outros fatores externos à si mesmo…. mas o fato é que, pra quem tem acesso e quer entender, sua carreira se torna sim uma consequência, porém não apenas de fatores externos, e sim de suas escolhas! Nem que essa escolha seja não escolher… ou seja, deixar que alguém escolha por você, ou então, deixar que a vida “siga o curso”… Quantas histórias você conhece de pessoas que sem condição nenhuma, miraram em um objetivo, venceram obstáculos e hoje tem uma vida completamente diferente do que seria óbvio para ela? É claro que de certa forma muitos “pagaram” ou “pagam o preço” por isso, mas esta também é uma escolha… Essas pessoas podem ser minoria se comparados à grande massa, mas continuam sendo exemplos de que é possível!

Imagino que até aqui muitos conceitos se misturem e tudo isso fique aberto à muitas interpretações… por isso vamos dar um direcionamento à essa conversa:

  • Carreira é o mesmo que caminho. Qual caminho você quer percorrer? Já dizia Lewis Carroll que para “quem não sabe para onde vai qualquer caminho serve”. Partindo desse princípio, é muito importante que você saiba onde quer chegar, e aí então, entender por onde, por qual caminho (carreira) pode chegar lá…

 

  • Sucesso não é sinônimo especificamente de fama, ou de resultado financeiro surpreendente. Se você passou pela fase de definir objetivo e escolher carreira, será mais fácil identificar o sucesso que será fruto desse processo, resultado do que você encontrará pelo caminho e do efeito que tudo isso gerará em você. Está feliz com o caminho que tem trilhado?

 

  • Escolhas são feitas todos os dias. Quer exemplos? Escolhemos nossa carreira quando:
    • Optamos entre entregar o melhor que pudermos (independente do que seja), ou, o básico e necessário;
    • Optamos em investir tempo, dinheiro e dedicação em uma qualificação, ou julgamos esse tipo de investimento alto se comparado ao que precisaríamos renunciar, não sendo portanto uma prioridade;
    • Optamos em demonstrar um comportamento profissional mesmo que ainda não ocupe o lugar almejado, ou, em demonstrar insatisfação e contrariedade no que não seja tão atrativo;
    • Abraçamos oportunidades que podem trazer aprendizados e servir como degraus para um objetivo maior, ou, recusamos fazer o que não for especificamente aquilo que entendemos que seja o auge da carreira;
    • Nos dedicamos a entender quem somos, quais são nossas competências, potenciais, limitações, ou, escolher viver como uma consequência das circunstâncias da vida.

 

  • Estar insatisfeito não significa ter que mudar de profissão ou de emprego. E aí, mais uma vez, conhecer as competências e limitações se faz útil para entender onde e como atuar da melhor forma, de maneira que pequenos ajustes resultem em grandes mudanças.

 

Hoje em dia, o significado do trabalho é um tema muito discutido nas universidades, em pesquisas científicas e aos poucos, tem sido introduzido como conceito importante no meio das organizações. Entender a importância do que fazemos e o por quê fazemos, tem demonstrado muita diferença nos resultados de cada um, e consequentemente nos resultados corporativos. Por isso gostamos tanto de frisar que Carreira Profissional é uma escolha que gera muito impacto na vida de cada um, mesmo que essa escolha não tenha sido feita de forma sistemática e formal.

Como está sua carreira profissional? Que significado o seu trabalho tem pra você? Quais escolhas você tem feito? Sua carreira é uma consequência “do acaso” ou de suas escolhas responsáveis?

Vamos continuar aprofundando mais sobre esses e tantos outros temas que permeiam nossa vida profissional… Acompanhe os posts e comente! Toda opinião e interação será muito bem vinda!!

Recommended Posts
Mostrando 2 comentários
  • Camila Meneguzzi

    Muitas reflexões neste 1° Post…com certeza, saio pensando sobre o caminha que estou trilhando, minhas escolhas, consequências e carreira. Excelente iniciativa deste espaço, um canal aberto, participativo e muito criativo, para troca de conhecimentos, vivências e muito aprendizado. Obrigada CarreiraMaker. Estarei sempre por aqui!!!

    • Maressa Cabral

      Que ótimo Camila!! Ficamos muito felizes com feedbacks, ainda mais com um desses… 🙂
      Obrigada!! 😉